quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Sumário

O grupo de mulheres artesãs de Igaraí (Município de Mococa a 300 km de São Paulo) surgiu da tradição e cultura trazidas à região pelos nossos colonizadores e colonos que vinham trabalhar nas lavouras de café. Os portugueses e italianos trouxeram à região a tradição do bordado manual que sobreviveu até algumas décadas atrás impulsionada pela demanda das ricas famílias que aí se estabeleceram e ainda permanecem há mais de um século.

Estas artesãs receberam seus ensinamentos de suas mães e avós que já utilizavam esta atividade como fonte de renda altemativa para a família. Com reuniões informais e muitas vezes ações individuais, as mulheres artesãs da localidade continuam até hoje com a tradição do bordado, amarrio e crochê, fazendo desta uma atividade informal de complementação da renda familiar.

Desde março 2006, iniciamos um trabalho que partiu de dentro da Fazenda Ambiental Fortaleza com o intuito de incrementar e organizar esta atividade e aumentar a renda para as mulheres da região.

Através de contatos pessoais, acionamos o reconhecido designer e tecelão Renato Imbroisi, com projetos bem sucedidos de design a nível nacional através do Sebrae, para uma visita.

O grupo cresceu imediatamente de 4 para 30 mulheres, que demonstraram grande interesse em participar de um grupomais organizado de artesanato.
Imediatamente após esta visita o Sebrae Regional de São João da Boa Vista responsável pela região de Mococa efetuou uma visita e diagnóstico preliminar avaliando as condições e possibilidades de apoio. Ao encontrar o grupo já praticamente formado, iniciou o atendimento a este grupo com a aplicação do PROGRAMA SEBRAE-SP DE ARTESANATO.

Este programa contou com uma série de oficinas, de presença obrigatória, onde as artesãs puderam aprender mais sobre comercialização, qualidade, liderança e associativismo.

A partir de então, ocorreram as capacitações técnicas em bordado, tingimento vegetal e pintura em porcelana com a intervenção do designer Renato Imbroisi iniciaram a produção de uma linha de produtos criativa e original do grupo Canoa Pequena (significado de Igaraí em Tupi-guarani), linha esta que pretendemos comercializar no mercado nacional e internacional.

O projeto tem como objetivo causar um impacto não só em Igaraí mas também regional através da associação com outros grupos e empresas da região para a produção de produtos complementares à linha do grupo Canoa Pequena.

Nenhum comentário: