quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Biografias: conheça um pouco mais sobre nós

Renato Imbroisi
Renato Imbroisi é DESIGNER e CONSULTOR e desenvolve pesquisa, criação e produção de peças junto a grupos de artesãos da área TÊXTIL em diferentes pontos do Brasil. TECELAGEM MANUAL, CROCHÊ, TRICÔ, CESTARIA, RENDA, BORDADO E COSTURA, com ténicas, muitas vezes, passadas de mãe para filha há muitas gerações, se renovam com a interferência do designer, sem perder, porém, o traço regional característico.

Renato sugere a introdução de novas cores, formas, aplicações e materiais, procurando encontrar o que cada artesã pode fazer de melhor com seu conhecimento e seu coração. O objetivo é desenvolver ainda mais a qualidade da produção, tornando-a diferenciada: criativa, bem acabada e, portanto, comercializável, gerando renda para estes grupos.

Renato Imbroisi trabalha com tecelagem manual desde 1977.
Nestes 26 anos, abriu loja e ateliê, onde deu aulas e fez exposições; orientou crianças e adolescentes na Associação Comunitária Monte Azul, numa favela da Zona Sul de São Paulo; realizou palestras e exposições em várias cidades do Brasil e do exterior. Realizou, entre outras, a exposição Terra do Pau Brasil, na embaixada brasileira em Tóquio (2000).

Sua mais recente exposição individual foi As Marias, realizada em Milão (Itália) em 2002 e 2003.

Claudia Meirelles Davis



Claudia M. Davis é Administradora de Empresas formada em 1988 pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e com Pós-graduaçãoem Administração “MBA” em 2000 na Kellog School of Management da Northwestern University nos EUA.

Sua carreira foi sempre na área de Comércio Internacional com enfase na área de exportaçãode produtos de casa (utilitários e de decoração) para grandes redes americanas como Wal-Mart e Target.

Depois de 8 anos vivendo em Chicago, EUA e 15 de carreira corporativa decidiu mudar seu estilo de vida e aceitou o desafio de gerenciar uma propriedade agrícola orgânica, a Fazenda Ambiental Fortaleza, produtora de café, leite e gado de corte em Mococa, SP, onde vive desde 2003.

Desde fevereiro de 2006 trabalha como Consultora em Gestão Comercial do projeto Canoa Pequena, trabalhando diariamente com cada uma das artesãs na formalização e motivação do grupo.

Tomás Cunzolo Jr

Nascido em São Paulo, é formado em Administração de Empresas (1995) e pós graduado em marketing (1998) pela Fundação Getúlio Vargas/SP.

Iniciou sua carreira em exportação, como agente de compras de varejistas internacionais no ramo de utilidades domésticas, seguindo sua carreira no setor de importação no atacado e varejo de presentes finos.

Há mais de 10 anos trabalha com os melhores varejistas do Brasil no setor.
Em 2001 procurando mais qualidade de vida desligou-se de sua vida executiva para fundar a Artlife Marketing e Comércio, empresa especializada em trabalhar grandes marcas internacionais. Comercializa e presta serviços para empresas como Cuisipro (Canadá), Kahla Porcelanas (Alemanha).

Apreciador de cafés, conheceu a Fazenda Fortaleza e a região de Igaraí/SP em 2003 depois de uma visita de final de semana e encantou-se com a região e as pessoas, voltando sucessivas vezes ao lugar.

Desenvolve o trabalho de Consultoria em Gestão Estratégica e Comercialização do grupo Canoa Pequena.
Seu tempo de lazer é dedicado a ler, escrever e viajar, tendo retornado há pouco de uma viagem de peregrinação à Índia e Nepal.



Maria Silvia Marcondes Barretto

Apicultora, ambientalista, Silvia vive em Highland Park, IL, subúrbio de Chicago,desde 1991.
Em 1996 iniciou um projeto educativo de apicultura na reserva florestal da cidade, o qual cresceu e hoje serve a todo o distrito escolar, além do público em geral.
Com fé na necessidade da sustentabilidade, lutou com sucesso para que o projeto fosse produtivo, alem de educativo, conseguindo colocar a grande produção de mel na cadeia de supermercados da região, Sunset Foods, tornando-o assim auto-suficiente.
Como membro do Conselho Internacional do Capítulo de Illinois da “The Nature Conservancy”, viajou por todo o Pantanal do Brasil, Peru e Belize, visitando projetos de cunho ambiental e social.
Em 2001, ao receber de seu pai a tradicional fazenda de café fundada em 1860 e na família há quatro geracoes, passou a implementar mudanças coerentes com seus princípios.
O site Fazenda Ambiental Fortaleza registra a historia da transformacao da Fazenda Ambiental Fortaleza a partir da gestao de Silvia e seu marido Marcos Croce.
A criação do grupo de bordados para as mulheres de Igaraí faz parte de uma série de iniciativas em busca da sustentabilidade social, ambiental, espiritual e econômica da região de Igaraí, onde fica a Fazenda.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de conhecer o trabalho artesanal de vocês, o que vocês produzem...